CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Workshops do NEAD valorizam formação continuada do professor

Trabalho longitudinal do o Núcleo de Inovação Pedagógica em Educação e Tecnologia será desenvolvido durante vários encontros até o mês de novembro; Plataforma Be Active inaugurou temas a serem trabalhados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Emerson Sanchez Workshops do NEAD valorizam formação continuada do professor
Primeiro encontro do workshop foi realizado no Laboratório de Criação da Fipp e reuniu professores de diversas áreas do conhecimento

Preparar o professor da melhor maneira possível para que ele possa dominar o uso de metodologias inovadoras e tecnologia educacional durante as aulas é fundamental em tempos atuais. Essas competências ajudam a elevar o trabalho docente em todos os níveis e modalidades, em especial, no contexto da Educação a Distância. Foi por essa razão que o Núcleo de Inovação Pedagógica em Educação e Tecnologia (Nipet), do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Unoeste, deu início nesta semana ao Workshop de Formação Continuada para Docentes da modalidade EAD.

O objetivo é proporcionar o desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e competências necessárias do professor para o uso efetivo de recursos tecnológicos, para que estratégias pedagógicas inovadoras no processo de ensino e aprendizagem dos cursos EAD sejam cada vez mais incorporadas. Ontem (24), no primeiro encontro do workshop, realizado no Laboratório de Criação da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp), a condução do trabalho foi liderada pela professora doutora Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste. 

“A ideia é que os professores participantes ampliem o seu repertório teórico e técnico em relação às tecnologias educacionais e metodologias que podem aprimorar as suas estratégias de ensino na modalidade de educação à distância. Mas não restrito apenas a essa modalidade, também para o mundo que nós estamos vivendo, para o perfil de estudantes que é diferenciado, que é um estudante digital também, que tem contato com a tecnologia digital. Então, nesse desenho de formação continuada, nós pretendemos, numa primeira etapa, que é agora no primeiro semestre, abordar as tecnologias digitais e estratégias de desenvolvimento de material pedagógico digital”, explicou.

Até por isso, o Nipet abriu o primeiro encontro com o tema “Project Based Learning usando a Plataforma Be Active”. Essa plataforma, desenvolvida pela própria Unoeste, é um ambiente com variedade de diagnósticos de estilos de aprendizagem e de metodologias ativas. “Ela permite a aplicação de metodologias, de diferentes metodologias ativas, em uma única plataforma. Não existe, na pesquisa que nós fizemos como desenvolvedores dessa plataforma, nenhuma iniciativa dessa natureza em nenhum país. Então nós somos pioneiros nisso. E nós escolhemos, nesta primeira oficina, abordar em linhas gerais as funcionalidades da Be Active e aprofundar na metodologia ativa a aprendizagem baseada em projetos, que é uma metodologia ativa considerada de alta complexidade e que permite, pode ser articulada com disciplinas que tem em sua característica principal a inserção social, como por exemplo as disciplinas de curricularização da extensão”, emendou a Dra. Danielle.

Com todas essas instruções, o professor participante terá a possibilidade de acompanhar o processo de desenvolvimento dos projetos feitos pelos estudantes que estão nos mais diferentes polos do Brasil e, por meio desse acompanhamento, auxiliá-los posteriormente na realização de um produto. “Na plataforma o professor organiza a escolha do tema, a escolha das perguntas e das hipóteses que vão nortear o projeto, o desenvolvimento do projeto, a entrega de tarefas, a entrega final do produto e a avaliação dos estudantes, que é a avaliação por pares e a autoavaliação. Então isso que foi trabalhado hoje na oficina para que esses professores tenham então a possibilidade de aplicar essa metodologia usando a Be Active”, completou ela.

Foto: Emerson Sanchez A professora doutora Danielle dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste, abriu a condução dos trabalhos
A professora doutora Danielle dos Santos, coordenadora dos cursos de Pedagogia presencial e EAD da Unoeste, abriu a condução dos trabalhos

Próximas oficinas

Nas próximas oficinas vários outros temas serão trabalhados, tais como possibilidades de curricularização da extensão, que são modelos e exemplos de como os professores podem colocar os estudantes na realidade social, além do desenvolvimento de materiais digitais como simulações, aulas interativas, e-books, para que possam acrescentar isso às suas práticas. 

O próximo encontro será no dia 29 de maio, com o tema “Ideias para a curricularização da extensão”. Já no dia 14 de junho, será trabalhado no workshop o título “Desenvolvimento de Materiais Digitais”, precedido de “Desenvolvimento e aprimoramento de materiais digitais no dia 10 de setembro, já no segundo semestre. No dia 30 de outubro o foco será no tema “Proposta de elaboração do e-book de práticas inovadoras”.

“Lá no final desse processo, todos os participantes poderão, assim que aplicarem essas estratégias nas suas disciplinas e nas suas aulas, eles poderão depois escrever, compartilhar essas experiências e nós faremos uma amostra das práticas em novembro e também faremos um e-book que será publicado pela própria Unoeste”, finaliza a Dra. Danielle. A Mostra Pedagógica de Práticas Inovadoras está programada para o dia 22 de novembro.

Serviço

Professores da Unoeste interessados em participar dos futuros encontros do workshop do Núcleo de Inovação Pedagógica em Educação e Tecnologia do NEAD podem se inscrever em quantas oficinas desejar, neste link.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem